PROVAP
PROGRAMA DE VALORIZAÇÃO DO PATROCINADOR
Queremos valorizar cada vez mais as empresas que acreditam no nosso potencial
Nos últimos 4 anos, a AAAOC tem dirigido esforços no sentido de melhorar sua imagem frente à sociedade e frente aos patrocinadores. Para tanto, a nossa identidade visual, o formato das festas e a mentalidade de valorizar absolutamente cada centavo que entra no tesouro da Atlética têm sido revistos e alinhados.
Nesse contexto de intensas mudanças internas, surge o PROVAP, Programa de Valorização do Patrocinador, idealizado e lançado pela Diretoria de Marketing da turma 105 (gestão 2018/2019). Todos os acordos de patrocínio e parcerias fechados a partir de 10 de outubro de 2018 estão automaticamente inscritos e sob condicionamento das diretrizes do PROVAP.
O Programa de Valorização do Patrocinador se alicerça em 3 pilares: (1) transparência em relação ao emprego do dinheiro do patrocínio, (2) incremento de contrapartidas ao patrocinador e (3) comprometimento rigoroso em relação ao que foi acordado em contrato de patrocínio.
O primeiro pilar, da transparência, é o mais importante de todos. É ele que faz aumentar a confiança do patrocinador em relação à AAAOC. Com o PROVAP, o patrocinador irá acompanhar, em detalhes, por intermédio da Diretoria de Marketing e da Tesouraria, a fração do valor total do patrocínio que está sendo aplicada em cada alvo, o responsável pela aplicação, como essa aplicação está sendo feita, a forma como foram escolhidos os fornecedores dos produtos ou serviços e a quantidade estimada de pessoas impactadas por consequência de cada fração do investimento total.
O segundo pilar, das contrapartidas, visa efetivamente a valorizar os investidores PJ que acreditam no potencial da Atlética. Com o PROVAP, não serão mais aceitos investimentos ou frações do investimento sem que haja contrapartida atrelada por parte da AAAOC. Dessa forma, não serão mais aceitas benesses para a Diretoria como condição necessária para fechar patrocínio. Ou seja, o valor injetado na Atlética, em sua integralidade, deverá agregar valor à marca patrocinadora, necessariamente incrementando o retorno esperado pelo patrocinador e atendendo mais satisfatoriamente as suas expectativas.
O terceiro pilar, do comprometimento, também foi pensado objetivando ampliar a satisfação do patrocinador com o retorno promovido pelo dinheiro injetado na AAAOC, e tem muita relação com o pilar da transparência. Em anos passados, as Diretorias cometeram erros no sentido de não atender rigorosamente às contrapartidas previstas em contratos firmados com os patrocinadores. Naturalmente, a aplicação inadequada do dinheiro do patrocínio fazia com que as expectativas de retorno financeiro dos investidores acabassem não sendo atendidas a contento. Assim, os índices de desconfiança e de insatisfação dos patrocinadores aumentava, e conseguir patrocínios futuros com essas empresas tornava-se uma tarefa praticamente impossível. Com o PROVAP, queremos que isso mude radicalmente. À AAAOC interessa mostrar seu potencial tanto como entidade esportiva de alto padrão, quanto como agregadora de valor para os investimentos nela injetados.
Com efeito, todo esse alicerce foi pensado com dois objetivos maiores: incrementar a satisfação do investidor do clube e facilitar a consolidação de novo patrocínio ou parceria no futuro. Nesse sentido, é de grande interesse da Atlética fazer com que essa tríade seja rigorosamente cumprida.